quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

BENFICA ESTÁ DE PARABÉNS


*

Meus amigos, estou duplamente feliz. Acho que consegui corrigir o meu computador sem o levar ao médico e o meu Sport Lisboa e Benfica está de parabéns porque faz hoje anos.

Não me levem a mal, mas permitam-me que recomece desta forma avermelhada o meu relacionamento com o meu companheiro de tantas horas, o meu PC. Para ele os meus agradecimentos, para vós um obrigado pela compreensão e para o meu SLB os meus sinceros votos de Parabéns, se bem que as coisas não andem a correr muito bem ! Melhores dias virão, que os homens passam e a obra fica ! Força BENFICA !



FUNDAÇÃO

No dia 28 de Fevereiro de 1904, na Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, foi fundado o Grupo Sport Lisboa (primeira designação), por iniciativa de jovens do bairro de Belém e de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa

A reunião foi relativamente rápida e, após a formalidade, o grupo foi treinar-se. Encontraram-se 24 entusiastas: Cosme Damião e mais 23.

Naquela reunião, foi nomeada a comissão que havia de dirigir o novel clube: Presidente: José Rosa Rodrigues; Secretário: Daniel Brito; Tesoureiro: Manuel Gourlade.



O Sport Lisboa e Benfica, um dos clubes mais históricos e de maior referência do Mundo, comemora esta quinta-feira, o seu 104.º aniversário, tendo começado a construir uma história gloriosa, reconhecida internacionalmente e que orgulha a família benfiquista, na presidência de José Rosa Rodrigues, com o primeiro dos seus 31 títulos no campeonato nacional a surgir 32 anos depois da sua fundação, quando já havia 26 troféus erguidos (3 campeonatos de Portugal, 9 campeonatos de Lisboa e 14 campeonatos regionais).



GALA DE SONHO


Uma fundação ocorrida na rua Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, para a qual muito contribuiu Cosme Damião, que, em homenagem do clube, dá o seu nome aos prémios que vão galardoar esta noite, no Casino Estoril, as personalidades e os projectos eleitos como os melhores no ano de 2007 para a família benfiquista (serão atribuídos prémios em oito categorias - Futebolista, Revelação, Atleta de Alta Competição, Treinador do Ano, Modalidade, Projecto de Formação, Projecto do Ano e Inovação).

Além destas distinções, no decorrer da cerimónia, que se iniciará às 19h30, vão também ser atribuídos três galardões muito especiais – Prémio carreira, Prémio Mérito e Dedicação e Prémio Homenagem. Serão momentos inesquecíveis para os galardoados que vão ser testemunhados pelo plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica e pelos elementos dos órgãos sociais.

Trata-se de uma cerimónia que poderá ser seguida, em vídeo, no Site Oficial do Benfica, bem como nos Vídeos Sapo e no site da RTP, sendo presenciada por algumas das mais altas figuras representativas do Desporto e de outras a nível nacional, além de ser um ponto de encontro para muitas das velhas e actuais glórias do Benfica.

Confirmada está também a presença do plantel de futebol do Benfica.

Para animar ainda mais a noite, estão confirmadas as actuações dos Da Weasel, do Orfeão do Benfica e de Maria Rueff.



ESTABILIDADE E CRESCIMENTO

O clube de maior prestígio nacional celebra o seu 104.º ano de existência em plena fase de firmeza no capítulo financeiro, com o grupo Benfica a apresentar em 2006/07 um crescimento dos proveitos consolidados em 16,2% para um total de 117 milhões de euros, conseguindo-se igualmente uma redução do passivo em 10,4 milhões de euros. Em termos de receitas, o Benfica, tem mantido uma tendência crescente desde 2004, tendo em 2007 alcançado 87,1 milhões de euros contra 55 em 2004, 63 em 2005 e 85 em 2006.

O futebol, o core-business do clube, pese embora estar longe do principal objectivo a nível interno (o título nacional), está hoje na luta pela qualificação da Champions, pela conquista da Taça UEFA e pela final do Jamor. A equipa técnica tem ao seu dispor um grupo de jogadores com experiência internacional e jovens mais-valias casos de Di Maria, Adu e David Luiz.



ECLETISMO E COMPETITIVIDADE

No capítulo das modalidades, nenhum clube em Portugal é neste momento tão eclético (18 modalidades) como o Benfica que, na sequência do reforço dos níveis de competitividade, luta pelo título nacional nos cinco principais desportos de pavilhão no País: Voleibol (meias-finais do playoff), Basquetebol (primeiro lugar na Proliga), Andebol (quartos-de-final do playoff), Futsal (segundo lugar no campeonato) e Hóquei em Patins (garantido o apuramento para os quartos-de-final do playoff).

E só também o Benfica pode orgulhar-se, em Portugal, de ter nas suas fileiras os atletas com melhores probabilidades de conquistarem medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim: Vanessa Fernandes (Campeã do Mundo e da Europa de Triatlo), Nélson Évora (campeão do Mundo do Triplo Salto) e Telma Monteiro (bicampeã da Europa -52kg).



UMA REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO

Relativamente à Formação, o Benfica, com um centro de estágio e formação ao nível dos melhores do Mundo, com uma equipa de profissionais altamente qualificada no acompanhamento da evolução dos jogadores na vertente desportiva, académica e social e um departamento de prospecção de enorme reputação, apresenta actualmente resultados desportivos nos mais diferentes escalões como há muito não se via:
primeiro lugar nos Infantis, Iniciados e Juvenis e segunda posição nos Juniores.

O Caixa Futebol Campus movimenta presentemente 150 jovens (55 residem no espaço), sendo que os atletas Romeu Ribeiro, Miguel Vítor, Yu Dabao, Rúben Lima, provenientes das camadas jovens, já alinharam pela equipa principal na presente temporada.

A pujança, a visão futura e o papel de Instituição de Utilidade Pública do Benfica na área da Formação reflecte-se igualmente nas mais de 40 escolinhas espalhadas pelo País e no estrangeiro e numa recente aposta num projecto de franchising de escolinhas visando alargar exponencialmente o número de jovens praticantes.

Texto: Victor Pinto



Fotos da Net
José Gonçalves


10 comentários:

Sophiamar disse...

Assim mesmo é que é, amigo Zé.Curado o teu amigo, há que homenagear quem nos aquece o coração. E o S.L.B. aquece todo o nosso corpo. Não é a única fonte de energia que nos chega mas uma boa parte dela é trazida por esta águia que, quando voa alto ,até nos põe o coração lá em cima.

Beijinhosssssssssss muitosssss

Maria disse...

É assim mesmo, Alma benfiquista!!!!!
Aqui te deixo o que ando hoje a cantar:


Hino do Benfica

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho genica
Que a qualquer um engrandece
Sou de um clube lutador
Que luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva a palma à luz intensa
Do Sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

Beijinhos

elvira carvalho disse...

Boma amigo fico contente que tenha resolvido o problema, e que tenha voltado. O meu um dia destes também tem que fechar. Para formatar o disco, que ele só abre em F1 e aparece-me sempre uma mensagem que eu fotografei e levei à professora e ela disse-me que é a memória que deixou de reconhecer o programa, e que tenho que apagar tudo e formater o disco de novo.
Mas eu tenho que organizar primeiro as pastas das fotos e dos vídeos, músicas etc, e meter em pen, para depois então tratar dele. E como o tempo é pouco...
Parabéns ao seu Benfica.
Um abraço

Jose Gonçalves disse...

Sophiamar

Pois é, esta águia é quem nos aquece mas olha que Ultimamente tem-me aquecido de raiva...
Um beijinho e VIVÓ BENFICA !
José Gonçalves

Jose Gonçalves disse...

Maria

Ainda há pouco estive a ouvir o Luís Piçarra...
Isto até mexe connosco...
Um grande beijinho
José Gonçalves

Jose Gonçalves disse...

Elvira

Estes computadores são uma dor de cabeça. Andam para aí uns tantos a quererem dar-nos cabo deles.
Mas já passou.
Quanto ao meu Benfica, a coisa vai de mal a pior mas mesmo assim conseguiu juntar mais um aninho.
Um abraço
José Gonçalves

Carminda Pinho disse...

Embora não seja do Benfica nem de outro clube qualquer, costumo dizer que o meu clube é a Seleção Nacional e por solidariedade para com os meus homens torço pelo Belenses. De qualquer maneira em dia de aniversário eu também grito:
Vivó Benficaaaaaaaa!
Parabéns a todos os benfiquistas!

Beijos

aramis disse...

Ora bem amigo... e viva o nosso BENFICA!!!
Muitos beijinhos vermelhuscos...

Jose Gonçalves disse...

Carminda

Registo a solidariedade para com o meu Benfica e essas coisas só lhe ficam bem, até porque acaba de dar um Vivó Benfica, a um grande clube.
O Belenenses, está de luto e aqui deixo as minhas condolências à família do Belém, de quem gosto também.
Um grande bem haja minha amiga
José Gonçalves

Jose Gonçalves disse...

Aramis

Brigadinhos amiga, não vou esquecer...
Os amigos dos meus amigos, meus amigos são, por isso só tens de em dizer qual o teu clube...
Beijocas
José Gonçalves