sábado, 11 de agosto de 2007

TERTÚLIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO




Preocupações ambientais em São Martinho do Porto

.

Com o mês de Agosto a fazer sentir as suas marcas, realizou-se ontem na lindíssima e bem cuidada sala do Palace do Capitão na marginal desta vila a 2ª Tertúlia de São Martinho perante uma assistência de uma dúzia de pessoas. Não foi seguramente a quantidade que fez a qualidade e isso ficou bem patente nesta sessão da Tertúlia de São Martinho.

Com os oradores a não deixarem por mãos alheias os seus créditos, assistiu-se a uma sessão de cerca de duas horas sobre o tema proposto, o Ambiente e as preocupações ambientais da população desta magnifica Vila.

Em amena cavaqueira as palavras foram saltando para as mesas e o debate enriqueceu todos os presentes pois foram abordadas questões ambientais que preocupam São Martinho do Porto e os seus habitantes.

Entre outras questões, e através da pormenorizada e brilhante explanação feita pelo Engº Valdemar Rodrigues, ficou a saber-se por exemplo que a ETAR de São Martinho do Porto não está a funcionar a 100% sendo a causa dos intensos maus cheiros que se fazem sentir na marginal e em especial durante o período nocturno;

Que a qualidade das águas da Baía é afinal muito aceitável, tendo-se assistido à explicação dada pela Drª Maria de Jesus Fernandes sobre a coloração da água na Baía o que deixou os presentes que nesta época do ano entenderam mesmo assim que lhes interessava saber das coisas da sua terra, descansados sobre a matéria;

Que as análises efectuadas pelo próprio Microbiologista Rodrigo Neto e por aquelas a que teve acesso e efectuadas pela Quercus apontam no sentido de que a qualidade da nossa água é muito aceitável e permite sem grandes preocupações que os veraneantes possam vir a banhos na nossa praia.

O projecto do campo de golf e os estudos ambientais que para o efeito deveriam ter sido feitos foram também tema desta Tertúlia que abordou ainda questões como o saneamento da Vila, o ordenamento e a explosão imobiliária que se faz sentir.

Foi sob um animado e participativo debate que esta sessão terminou, deixando no ar a ideia que o tema merece nova abordagem e com maior assistência pois as questões ambientais devem estar presentes em todos os projectos da gerações actuais e futuras.

Fizeram-se notar as ausências de um representante da Câmara Municipal de Alcobaça que convidada para o efeito não só não comparece como nem sequer responde aos convites que já lhe foram feitos, dando claros indícios que os temas abordados pela população de forma ordeira, pacifica e apolítica não merece da sua parte qualquer manifestação, mesmo sabendo da importância que representa a discussão de matérias importantes como as que já foram tratadas, JUVENTUDE QUE FUTURO, e PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS, bem junto daqueles que representam o que lamentamos.

Também a Empresa Águas do Oeste não esteve presente, mas a sua ausência foi justificada e motivada pela época do ano que atravessamos, tendo manifestado interesse em participações futuras o que registámos com agrado.

No próximo mês de Setembro uma nova Tertúlia terá lugar com tema e local a designar oportunamente.

José Gonçalves


6 comentários:

Isamar disse...

Encontros deste tipo num momento em que a Terra se encontra numa rota de destruição nunca são demais.Salvemo-la enquanto é tempo.
Beijinhos

António Inglês disse...

É verdade sophiamar, é preciso que tenhamos consciência do que se passa à nossa volta.
Por aqui temos tentado alertar as pessoas para que se encontrem e conversem porque essa também é uma lacuna da humanidade.
O ambiente é matéria de muita importância para São Martinho do Porto e não o é menos para todo o mundo.
Beijinhos
José Gonçalves

Isamar disse...

Venho agradecer a tua passagem pelo meu blog. Miguel Torga é o poeta que , segundo o meu ponto de vista, melhor canta a terra que dá o pão, a terra que o homem trabalha e que a esse homem mata a fome. Miguel como Cervantes e Umamuno, Torga como as fragas, penedos que o viram nascer é um dos poetas que mais admiro.
Beijinhos

António Inglês disse...

sophiamar

Eu é que te agradeço a visita, e olha que me agradou imenso o que vi no teu blog.
Vai saber-me bem passear um pouco por ele antes de me deitar.
Torga é alma, é vida, é luta,
Beijinhos
José Gonçalves

Anónimo disse...

Querido Amigo,

Gostei imenso do nosso serão! Mesmo com pouca gente, conseguimos trocar bastantes ideias e no meu caso, aprender!
Como já disse no blog do Ernesto, esta ideia da Tertulia foi muito boa, só temos é de continuar!!!

Beijinhos
Paula Monteiro

António Inglês disse...

Amiga Paula

Gostaria de continuar a pensar que esta ideia da Tertúlia foi boa.
As pessoas nem sempre valorizam o que é importante para as sua terra mas no entanto protestam e reclamam sem conhecerem ou mostrarem interesse nos muitos problemas que se deparam no dia a dia.
É pena, espero ter força para não desistir mas olha que por vezes é a vontade que dá.
Beijinhos
José Gonçalves