domingo, 28 de dezembro de 2008

DORMIR POUCO AUMENTA AS HIPÓTESES DE ENGORDAR, DIZ UMA NOVA PESQUISA.


A pesquisa constatou que as pessoas que dormem quatro horas ou menos por noite têm 73% mais probabilidades de se tornar obesos, possivelmente por causa dos efeitos sobre as hormonas do apetite.

O estudo da Universidade de Colúmbia foi apresentado no encontro anual da Associação Norte-americana para Estudo da Obesidade, em Las Vegas.

Os resultados, de alguma forma, vão contra a intuição, já que as pessoas que dormem menos estão queimando mais calorias", disse James Gangwisch, que liderou a equipe de pesquisadores. Mas acreditamos que está mais relacionado com o que acontece com o corpo quando é privado de sono do que com a actividade física.



Falta de sono

Uma equipe da Escola de Saúde Pública Mailman e do Centro de Pesquisas sobre Obesidade em Colúmbia analisaram dados de 18 mil pessoas com idade entre 32 e 59 anos, que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos anos 80.

Eles constataram que, mesmo depois de considerados factores como depressão, actividade física, consumo de álcool, etnia, nível de educação, idade e género, as pessoas tinham mais chances de se tornar obesos quanto menos dormissem.

Os que tinham maior risco eram aqueles que dormiam menos de quatro horas por dia, mas aqueles que dormiam cinco horas por dia ainda tinham 50% mais probabilidades de serem obesos do que aqueles que tinham uma noite completa de sono.



Aqueles que dormiam seis horas por noite tinham 23% mais chances de estar acima do peso.

Stephen Heymsfield, que também fez parte da equipe de pesquisadores, disse que é tão simples quanto dizer que as pessoas que ficarem acordadas por mais tempo, provavelmente vão comer mais.

"Existem cada vez mais evidências científicas de que há uma ligação entre o sono e os vários caminhos neurológicos que regulam a ingestão de alimentos".



Pré História

Segundo ele, pesquisa anterior mostrou que a falta de sono está ligada à redução dos níveis da hormona que regula o apetite e o peso e diz ao cérebro quanto de energia está disponível no corpo.

Já os níveis da hormona que faz as pessoas quererem comer aumentou com a falta de sono.

Gangwisch sugere que as razões para isso datam da pré-história.

"O sistema regulador metabólico pode ter evoluído para motivar as pessoas a guardar gordura durante os meses de verão, quando as noites são curtas e a comida abundante, o que era um mecanismo de sobrevivência para o corpo se preparar para os meses de Inverno, quando a comida não seria tão abundante", disse o pesquisador.

"Como resultado, a falta de sono pode servir como um indicador para o corpo para que aumente o consumo de alimentos e armazene gordura."



O presidente do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha, David Haslam, disse que o resultado da pesquisa contraria a intuição.

"No entanto, acho que a chave para isso é que se você não está dormindo, provavelmente vai ficar comendo em frente da TV ou do computador", disse Haslam.




"O stresse, que também afecta os padrões de sono, também afecta os níveis da hormona."

Fonte: BBC Brasil

Fotos da Net

António Inglês


2 comentários:

Maria disse...

Pode fazer sentido, mas vale o que vale, como estudo...
Penso no entanto que difere de pessoa para pessoa. Conheço gente magra que come bastante e gente gorda que come muito pouco. Para não falar daquilo que se come, está bem de ver...

Um beijinho, António

Anónimo disse...

Gostasse eu de dormir, e tinha aqui a receita para a dieta.......