terça-feira, 12 de agosto de 2008

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

*

O Dia Internacional da Juventude foi comemorado hoje em todo o mundo com Portugal a assinalar a data com uma série de actividades com acessos gratuitos como entradas em museus, bibliotecas ou espectáculos e ainda nos transportes públicos de Lisboa e Porto.



O Dia Internacional da Juventude, estabelecido pela Assembleia-Geral da ONU em 1999, foi hoje assinalado no nosso país com os jovens a terem a possibilidade de viajarem sem pagamento em transportes públicos.



A Câmara de Lisboa também aderiu ao Dia Internacional da Juventude, e tal como nos transportes, também as piscinas e museus da capital tiveram hoje entradas gratuitas para quem tiver entre 12 e 25 anos.



Nas linhas suburbanas da CP, no Metro, nos barcos da Transtejo e Soflusa, na Carris e nos STCP, basta mostrar um documento comprovativo da idade aos revisores. O mesmo acontece nos comboios regionais, entre eles o que liga o Porto a Aveiro. O porta voz da CP diz que é uma forma de sensibilizar os jovens para os transportes, amigos do ambiente.


Estas actividades gratuitas foram dirigidas aos jovens entre os 12 e os 25 anos e os acessos gratuitos resultaram de parcerias entre o Instituto Português da Juventude e os ministérios da Presidência, das Obras Públicas e Transportes e da Cultura.



A Associação Nacional de Municípios Portugueses também se associou e no total quase 200 autarquias juntaram-se às comemorações.



Uma "comemoração de realidades actuais e perspectivas futuras" é como define este dia o Secretário de Estado da Juventude, Laurentino Dias, que referiu ainda que a estratégia actual para a Juventude passa por "dotar de instrumentos de modernidade" os jovens para que estes preparem melhor o futuro ao nível escolar, o ingresso no mercado de emprego e terem igualdade de oportunidades e estilos de vida saudáveis.



Como exemplo prático de quem superou os "desafios" lançados e soube aproveitar as oportunidades disponíveis, Laurentino Dias aponta o atleta olímpico Pedro Póvoa, que terminou, através do programa Novas Oportunidades, o 12.º ano, diploma que obteve na sexta-feira, em vésperas da sua partida para Pequim onde participará no torneio olímpico de Taekwondo.



Texto e fotos da Net

António Inglês

4 comentários:

_+*A Elite in Paris*+_ disse...

nem sabia... hoje nao comemorei absolutamente nada... a nao ser uma grande preguiça :)

Beijo meu,

A Elite

Brancamar disse...

Olá Mano,
Que saudades!
Hoje venho só desejar-te boa noite.
Adormeci e agora vim espreitar o que se passava por aqui.
Já é muito tarde. Amanhã volto para ler tudo e já perdi Afife...nem parece meu. Ando num rodopio para acabar trabalhos urgentes antes de vir de férias.
Deixo-te beijinhos.

Dalinha Catunda disse...

Atrás de que montes te escondes,
Em que vales te posso encontrar.
Se somes assim do meu blog,
O jeito é te procurar.

Um abraço carinhoso, muita saúde e apareça, sua ausência é sentida no meu blog.
Um abraço amigo,
Dalinha Catunda

Dalinha Catunda disse...

Atrás de que montes te escondes/
Em que vale poderei te encontrar/
Se somes assim do meu blog/
O jeito é te procurar./

Meu amigo António,muita saúde, muita luz e apareça, sua ausência é sentida em meu blog.
Um abraço,
Dalinha