Dia de Reis é celebrado nesta terça-feira, segundo calendário católico.
É nesta data que três magos encontram Jesus e o revelam ao mundo.
O Dia de Reis, comemorado nesta terça-feira, 6 de Janeiro, marca o início do tempo comum para a Igreja Católica. Com o fim das comemorações de Natal e o tempo do advento, é hora também de desmontar árvores de Natal, luzinhas e presépios.
“É nesse dia que os três magos, representando pessoas sábias e de bem, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina assim o tempo de Natal, o tempo de expectativa pelo nascimento de Jesus, e começa o tempo comum para a Igreja”.
A árvore, que simboliza a vida, deve começar a ser montada no início do tempo do advento, que neste ano correspondeu ao dia de 30 de Novembro. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação. A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal.
Em Espanha, é hoje, tradicionalmente, o dia da troca das prendas. Os espanhóis festejam mais o Dia de Reis do que o Dia de Natal.
Deixo-vos uma fatia de Bolo-Rei!
Texto e fotos da Net
António Inglês
Tenho uma fatia de bolo rainha... sem ser virtual...
ResponderEliminarBeijinho, António
António não esquecer a romã. É curiosa esta tradição....
ResponderEliminar