O 20 de Outubro foi escolhido para Dia Mundial da Osteoporose, uma doença que torna os ossos mais finos e frágeis, e que por isso facilita o aparecimento de fracturas.
O que é a Osteoporose?
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fractura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
Pontos fracos do esqueleto.
Coluna vertebral - Pessoas idosas podem fracturar as vértebras da coluna com frequência. A chamada corcunda de viúva é uma deformação comum e pode até levar à diminuição de tamanho do doente.
Punho - Por ser um ponto de apoio, é uma área na qual as fracturas acontecem normalmente. Os ossos sensíveis têm pouca estrutura para sustentar o peso do corpo quando cai.
Quadril - As fracturas de bacia são difíceis de cicatrizar e podem levar à invalidez. Estudos mostram que em torno de 50% dos que fracturam o quadril não conseguem mais andar sozinhos.
Fémur - Também muito comum entre os que desenvolvem a doença. É frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente depois dos 65 anos. A recuperação costuma ser lenta.
Sintomas
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fracturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.
Prevenção
Fazer exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados;
Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolos e repolho), camarão, salmão e ostras.
A reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose.
QUEM TEM MAIS RISCO DE DESENVOLVER A DOENÇA
- Mulheres
- Pessoas de raça branca
- Fumantes
- Os que consomem álcool ou café em excesso
- Diabéticos
- Os que se exercitam e excesso
Texto baseado em textos da Wikipédia / Fotos da Net
Pela sua saúde, faça exercício físico !
António Inglês
Um post muito oportuno, com informação que temos mas que vamos esquecendo....
ResponderEliminarNem sabia que hoje era o dia da osteoporose. Obrigada
Um beijinho, António
Fizeste bem em dar toda esta informação sobre uma doença que atinge mais as mulheres, amigo.
ResponderEliminarConvido-te para passeares na civilização maia- parte 1, que está no SÃO.
Um abraço grande . Tonico.
Seus posts tem sempre um cunho social, acho isso muito importante. Minha mãe, que está na menopausa, sofre com dores na coluna, ela, particularmente, não tem a osteoporose, mas tenho outros familiares que sofrem da doença, e sofrem muito. Por isso a melhor forma é a conscientização e prevenção, de outra forma, sofreremos as consequências de nossa omissão.
ResponderEliminarInfelizmente, com vida corrida, estamos ficando cada vez mais sendentários, e cada vez menos cuidadosos com a saúde, mas somente a informação e a atitude podem mudar este quadro.
Mostrei sua postagens cá na empresa, estas informações são muito valiosas!!
Beijos!!
Geo
Deixo-te um beijinho e desejo-te uma boa semana.
ResponderEliminarPassei aqui por acaso, chamou-me a atenção o título do post, e resolvi parar.
ResponderEliminarVi vários posts e gostei, dum mdo geral.
Sobre a osteoporose considero uma iniciativa louvável trazer aqui o assunto. Muitas pessoas ignoram a gravidade da doença, e quendo dão por ela já é tarde.
Faço regularmente densiometrias, tenho tomado medicamentos a conselho médico, e consegui reduzir bastante.
É importante cuidar da nossa saúde.
Até breve.
Beijinhos
Mariazita
E somos normalmente tão descuidados com a nossa saúde......
ResponderEliminarQue bom ler toda esta informação! Um abraço amigo...
ResponderEliminar