A Qe Sintra é um complexo residencial e pedagógico para pessoas com deficiência mental ligeira a partir dos 16 anos, localizada na Abrunheira, especificamente na Rua Humberto Delgado, N.º 52.
“A Qe Sintra é o primeiro projecto desenvolvido pela Quinta Essência, destinado a pessoas com atraso de desenvolvimento intelectual maiores de 16 anos. Olhamos para cada cliente de forma individualizada, sem paternalismos, conferindo uma dignidade única a cada área de actuação e às diferentes competências existentes. Eu posso não saber desmontar o motor de um carro, mas saber coser lindamente. Temos clientes que são perfeitamente capazes de desmontar o motor de um carro, mas que não sabem coser... A Qe Sintra é um projecto muito ambicioso, estudado ao pormenor ao longo de vários anos. Em breve, o público ouvirá falar, sobre temáticas diversas que pretendemos trazer ao seu conhecimento. É na lógica da iniciativa privada que actuamos mas, de forma inovadora. Por isso, pretendemos actuar também como agentes de divulgação da informação e estamos totalmente abertos a encontrar alternativas possíveis para que todos os nossos potenciais clientes possam ter acesso aos nossos serviços.”
Abrimos portas há 2 anos com o extraordinário objectivo de desenvolver a autonomia social, pessoal e profissional das pessoas com deficiência, permitindo o acesso destas pessoas tão especiais a um projecto de vida estruturado.
Na Qe olhamos para cada pessoa de forma individualizada, conferindo uma dignidade única a cada área de actuação e às diferentes competências existentes.
Como costumamos dizer, a Qe assume-se não como uma escola, mas sim como um simulador de vida.
O nosso centro pedagógico e residencial ocupa uma área total de 15.000 metros quadrados, com jardins, lagos e animais.
O Centro Pedagógico composto por 5 Ateliers (Atelier de Arte & Descoberta, Atelier OlhArte, Atelier ComunicArte, Atelier Espaço & Movimento e Atelier JardinArte) tem como objectivo estimular o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos através de meios que promovam as suas capacidades, quer na sua vertente afectiva/ emocional quer no desenvolvimento de competências sociais, físicas e cognitivas.
A zona residencial é composta por duas residências (Residência Água e Residência Fogo) com capacidade para 24 residentes em regime temporário, ocasional ou permanente.
No sentido de potenciar uma maior integração social, temos estabelecido parcerias com a comunidade onde estamos inseridos, nomeadamente com a Associação de Reformados e Pensionistas da Abrunheira.
Neste momento temos duas actividades com a Associação de Reformados: uma das nossas alunas com diagnóstico de autismo, vai uma vez por semana durante cerca de 2 horas conviver com os idosos da Associação de Reformados e Pensionistas da Abrunheira
ENVOLVER PAIS E PARCEIROS
Fontes:
António Inglês 8 de Março de 2008
Um trabalho de divulgação muito bom. Precisavamos de mais quintas destas, de modo a integrar, todos aqueles que precisam destes cuidados, pelo país fora.
ResponderEliminarUm abraço
Deus ajude e dê forças aos braços que movem este Projecto exemplar!!!
ResponderEliminarFantástico, Avô!!
Não sei se sabe, mas esta sua neta rebelde é professora!! Vai daí que estes temas, estas questões tocam-me na alma...
Saio emocionada!!
Deixo-lhe um chazinho quentinho, querido Avô!!
Até amanhã, se Deus quiser!!
Lisa
António,
ResponderEliminarEStou numa noite de insónias, mas já não consigo ler o teu post.
Volto amanhã.
Vim só deixar-te um beijinho
Um post muito bom. Não conhecia este projecto e vou imprimi-lo para o dar a conhecer a colegas e fazer a sua divulgação.
ResponderEliminarObrigada pelo serviço público que nos prestas. Afinal , tens muitas semelhanças com o meu querido Zé.
Jinhosssssss
Bom Domingo!
Elvira
ResponderEliminarPois precisávamos e este trabalho sendo meritório deveria ser um papel a desempenhar pelo Governo, mas infelizmente temos o governo que merecemos.
Pena que seja tão caro.
Um abraço
António Inglês
Lisa's
ResponderEliminarAinda não me tinha dito que era professora mas desconfiava. Sei que estão em luta e espero que tudo se resolva em bem e a bem dos professores que são quem forma os homens e as mulheres do amanhã.
Este projecto e´interessantíssimo e é privado, o que é uma pena pois este papel deveria ser desempenhado pelo Estado.
Creio que as mensalidades são muito caras e não estarão ao alcance de todos mas a iniciativa é louvável.
Um beijinho
António Inglês
Branca
ResponderEliminarObrigado mana. Deixo-te outro beijinho para ti.
António Inglês
Isabel
ResponderEliminarBom dia. Conheci o projecto porque acidentalmente abri uma revista que me mostrou esta realidade que também não conhecia.
Ainda bem que achas interessante.
Um bom domingo
António Inglês
Faz-me lembrar outro projecto: A CERCICA de Bicesse.
ResponderEliminarParabéns, mais um post excelente!
Filoxera
ResponderEliminarCERCICA mais um excelente projecto, mas fazem falta muitos mais.
Um abraço
António Inglês