“O colesterol e a tensão arterial são duas das mais complicadas doenças dos dias de hoje. Muitas vezes nem damos por elas. Por isso a prevenção é importantíssima. O artigo que deixo para uma maior divulgação é da autoria de Cláudio Meletti”
Passo a citar:
Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios.
AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis chávenas por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esófago).
MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
PEIXES
Os peixes ricos em ómega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de enfartes e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).
SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incómodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma chávena de chá (para reduzir o colesterol).
TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.
VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acumular de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas referem-se apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
Cláudio Meletti
Espero que estas informações vos possam ajudar.
José Gonçalves
Ora bem amigo, andou a investigar os alimentos. Bom tema. Mas também é preciso cuidado com algumas coisas que são boas para a saude sabia? Por exemplo, segundo o cardiologista, para beber quatro a seis chávenas de chá verde, terá que ser descafeínado, já que uma chávena de chá verde tem tanta cafeína como um café, sabia? O alho é realmente muito bom também para as articulações, mas e o hálito?
ResponderEliminarUm abraço
Tem mais um bocadinho do Minho no "Coisas Minhas"
Excelentes conselhos meu Amigo.
ResponderEliminarE então eu, com a minha hipertensão, tenho que ter muito cuidado. Mas, tenho a sorte de gostar de uma alimentação saudável...
Obrigado pela partilha.
Beijo Amigo,
Maria Faia
Boa noite Elvira
ResponderEliminarEu até acho que temos de ter cuidado com todos os alimentos, e com tudo o que nos dizem sobre o que devemos ou não devemos comer.
Como neste caso não me estavam a tentar "vender" nada, e como algumas outras informações que vasculhei, batiam certas com esta, então achei por partilhar a informação.
Vou daqui a pouco ao Sexta Feira e ao Coisas Minhas, pois durante o dia estive sem grande vontade. Uma bruta constipação anda de volta de mim e de minha mulher. Mas isto vai.
Um abraço e uma boa noite
José Gonçalves
Olá Maria Faia
ResponderEliminarPois a minha amiga tem de ter cuidado com essa hipertensão. A sua sorte é que não é forte e controla a comida.
Mas achei que era interessante partilhar estas informações, se bem que já soubesse de alguns conselhos.
Um abraço e uma boa noite.
José Gonçalves
Olá amigo, uma inestigação completa.
ResponderEliminarMuito utíl.
Beijinhos,
Fernandinha
Amigo José Gonçalves,
ResponderEliminare logo eu que gosto tanto de investigar o mundo da alimantação, particularmnete o do passado!!!
"BRIGADOS" por esta síntese!!!
Bjks
Boa noite Fernandinha
ResponderEliminarEspero que seja útil a alguém.
A mim fiquei a saber algumas coisas que desconhecia.
Um abraço e uma noite serena
José Gonçalves
Avelaneiraflorida
ResponderEliminarEsse tem sido o meu problema ao longo dos anos, Investiguei demasiado a alimentação. Como fui fazendo provas de tudo o que fui conhecendo, cheguei a uma altura que paguei a factura.
É claro que tive de arrepiar caminho.
Uma boa noite e um abraço
José Gonçalves
O trabalhão que tiveste! (permite que te trate por tu!) Mas parabéns, meu amigo, acho sempre importante sabermos um pouco mais!Beijo...
ResponderEliminarJosé: cá em casa e sempre que se trate de constipação e não de gripe, curamo-la com chá de gengibre.
ResponderEliminarO meu amigo sabe o que é gengibre, aquelas raízes que se vendem no supermercado. 2cm de raíz cortada ás rodelas, para um litro de água fervente. Ferve durante 5 minutos e bebe bem quente ao deitar. Não se admire se transpirar bastante durante a noite. Vai ver que melhora.
Um abraço
Obrigada pela informação.
ResponderEliminarPedi-lhe o contacto telefónico (do consultório, óbvio)do Dr. Jacques Pena mas não sei se mo deu ou não, porque já perdi o post...
Abraço.
E deixaste-nos um post excelente pela sua utilidade na medida em que nos permite prevenir a doença.Gostei de o ter lido. Muito obrigada,amigo!
ResponderEliminarBeijinhossss
Estou preocupada. Não está melhor?
ResponderEliminarO silêncio por aqui grita.
Um abraço
Estas informações são muito valiosas, boa investigação e bons resultados.
ResponderEliminarRui Caetano
ResponderEliminarAchei-as interessantes para todos nós, até por nos permitir prevenir de forma mais ou menos económica algumas doenças,
Um abraço
José Gonçalves
Olá sophiamar
ResponderEliminarÉ também achei oportuna a informação.
Ás vezes fala-se muito e diz-se pouco, creio que desta vez foi ao contrário.
Uma abraço
José Gonçalves
Olá São.
ResponderEliminarNão lhe dei o telefone do Dr. Jacques Pena pela simples razão de que o contacto que tenho com ele ser feito nos SAMS, serviços médicos bancários, em Lisboa, que é onde vou às consultas.
Se a minha amiga tiver alguém de família bancária, então tem o problema resolvido, se não, então o que lhe posso fazer é que dentro de pouco tempo terei de ir a uma nova consulta e nessa altura posso solicitar ao Dr. Jacques que me faculte o telefone do consultório particular se o tiver, o que desconheço.
Esta informação já lha tinha fornecido num comentário anterior e em resposta a um seu em que me pedia exactamente o tel. do Dr.
Um abraço
José Gonçalves
Elvira minha amiga.
ResponderEliminarAgradeço-lhe a sua preocupação, mas a minha constipação está a melhorar pois estou medicado. No entanto desconhecia esse chá de gengibre de que me fala. Registei, ou melhor, registá-mos cá em casa e vamos por em prática. Agradecemos-lhe esta preciosa informação. Hoje já não o poderei por em prática, mas amanhã talvez.
Um abraço
José Gonçalves
amigona avó e neta princesa.
ResponderEliminarNão tive grande trabalho para saber destas informações. Quando queremos saber das coisas, basta partir em busca e tudo se consegue, para mais quando o que se faz é com gosto.
Uma boa noite minha amiga, para a avó e para a princesa da neta.
José Gonçalves
Olá Elvira
ResponderEliminarA razão da minha ausência não tem a ver com a constipação que tenho.
Acontece que hoje fui ao funeral do genro de um amigo, que partiu prematuramente com trinta e sete anos de idade.
Como a missa foi em Coimbra e o funeral noutra localidade mais acima, só cheguei agora.
Como deve calcular, estou um pouco abalado com os acontecimentos pois não acho justo que alguém parta fora do tempo, é a vida a sair do seu ciclo normal, e prega-nos estas partidas.
Já tinha passado por uma situação semelhante, quando o meu cunhado faleceu com 40 anos. É difícil passar por elas, mas o mal foi de quem partiu. Nós cá vamos ficando.
Um abraço e uma noite feliz
José Gonçalves