quinta-feira, 31 de julho de 2008

VIANA DO CASTELO QUASE EM FESTA COM A ROMARIA DA SENHORA DA AGONIA




ROMARIA DA SENHORA DA AGONIA - VIANA DO CASTELO 2008


A beleza minhota, uma imagem de marca


Dia 15 – 6.ª feira:

15h00 - Abertura da “XII Feira/Exposição de Artesanato da Romaria d'Agonia”

Decorrerá, como vem sendo hábito, esta Feira, a VII deste novo ciclo, no corredor central do Jardim Público Marginal, com mais de 40 artesãos da nossa região, muitos deles a apresentar trabalho ao vivo.

Julgamos ter sido pioneiros nestes eventos "As Feriras de Artesanato", pois já em 1964 faziam parte do programa das Festas d'Agonia, onde se pode ler:

"Ás 11 horas - Abertura da Exposição de Artesanato Regional, no Palacete Luís do Rego, à Praça General Barbosa. Mostruário dos nossos tão característicos trabalhos regionais, produtos de pequenas oficinas, bordados, etc..."

E pelo êxito alcançado, repetiu-se a "Feira de Artesanato" nos cinco anos seguintes, no pavilhão e terrenos do então demolido Mercado Municipal, hoje do conhecido "Prédio Coutinho", nos anos seguintes.

Perdido o espaço, esmorecidas as vontades, somente em 2002, e em boa hora, se reacendeu esta vontade de mostrar a todos quantos nos visitam o tradicional artesão vianense, no seu trabalho ao vivo. Que este espaço seja para todos um motivo de orgulho e atracção.


Tudo começa de pequenino...


Dia 19 - 3.ª feira:

22h00 - Animação e Baile Popular

Junto da Muralha do Castelo de Santiago da Barra, arraial popular, promovida pelos pescadores da nossa ribeira. Inicio da confecção dos tapetes floridos nas ruas da ribeira.


O tambor é maior que o artista...


Dia 20 – 4.ª feira:

(Feriado Municipal)

DIA DE NOSSA SENHORA D'AGONIA

08h30 - ALVORADA

Já se ouvem os morteiros... são 21, bem estrondosos e com eles o atroar aumenta com os Zés P'reiras e as Bandas de Música; e a compasso, o dançar dos Gigantones e cabeçudos, que na Praça da República, a nossa Sala de Visitas, dão inicio à mais tradicional das romarias de Portugal: a Romaria de Nossa Senhora d'Agonia.

GRANDE FEIRA

Tem lugar no Campo do Castelo e Praça General Barbosa constituindo, pela sua genuinidade e animação, um dos mais interessantes e típicos aspectos das gentes deste concelho do Alto-Minho.

TAPETES FLORIDOS

Não poderemos ignorar o trabalho das gentes da nossa ribeira que durante toda a noite labutaram, não na sua habitual e perigosa faina, mas na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos para a passagem da Senhora.

10h00 - CONCERTO MUSICAL

No coreto do Largo de S. Domingos pela Banda de Música da Portela.

12h00 - REVISTA DE GIGANTONES E CABEÇUDOS

O Largo de S. Domingos será o cenário desta primeira e tão típica manifestação.

14h00 - CONCERTO MUSICAL

No coreto do Largo de S. Domingos pela Banda de Música da Portela.

14h30 - SOLENE CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

Presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. José Augusto Pedreira, Bispo da Diocese.

Finda a SANTA MISSA sairá do Santuário de Nossa Senhora d'Agonia, Nossa Senhora dos Mares e S. Pedro, a caminho do Cais dos Pilotos, onde , depois da alocução, será dada a "Benção ao Mar" e às embarcações, seguindo-se-lhe a

PROCISSÃO AO MAR E AO RIO com inúmeros barcos a acompanharem a Senhora na sua saída. O regresso ao Santuário será feito pelas ruas da nossa Ribeira bela mente atapetadas e decoradas com motivos piscatórios. É desta forma singela mas carinhosa que os moradores demonstram a sua devoção a NOSSA SENHORA D'AGONIA.

Nota: Os maravilhosos tapetes poderão ser admirados durante todo o dia, até à hora do retorno da Procissão, cerca das 17 Horas.

21h30 - CONCERTO MUSICAL

No coreto da Praça da República pela Banda de Música da Portela.

22h00 - ARRAIAL

No campo do Castelo, Doca dos Pescadores e Praça General Barbosa com todas as diversões em funcionamento.

Sessão de FOGO DE ARTIFÍCIO, que melhor poderá ser admirada na Praça de Viana ou Praça da Ribeira,(junto à antigas Torre dos Pilotos) onde prosseguirá o "ARRAIAL MINHOTO"


Na Praça da República juntam-se os bombos...


Dia 21 – 5.ª feira:

08h30 - ALVORADA

GRANDE FEIRA

Continuará nos mesmos sítios e com a mesma animação.

11h00 - "CIRCUITO DO FEIRÃO"

Onde poderá encontrar, conviver e saborear alguns dos mais famosos petiscos das gentes das nossas freguesias.

Ali, durante todo o dia, estarão cinco dos muitos Grupos Folclóricos do nosso concelho, instalados em pavilhões dispersos pela cidade, exibindo em simultâneo a riqueza dos seus trajes, cantares e suas danças.

(ver programa específico com localização)

14h30 - CONCERTO MUSICAL

No coreto da Praça da República pela Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima

21h30 - ESPECTÁCULO MUSICAL

NA Praça da Liberdade, poderemos assistir a u grandioso espectáculo musical popular, com "AUGUSTO CANÁRIO E AMIGOS".

CONCERTO MUSICAL

No coreto da Praça da República pela Banda de Música da Casa do Povo de Moreira do Lima.


Os bombos começam logo pela manhã...


Dia 22 – 6.ª feira:

08h30 - ALVORADA

Repete-se aqui, nos dias seguintes, e sempre no mesmo lugar, a Praça da República e nos moldes tão tradicionais.

GRANDE FEIRA

Continuará nos locais estabelecidos e com a mesma animação.

09h30 - CONCERTO MUSICAL

No coreto da Praça da República pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

10h00 - DESFILE DA MORDOMIA

750 Anos de Foral... 750 Mordomias

As Mordomas são as Rainhas da Festa. Raparigas solteiras - sem fama - que fazem os seus primeiros ex-votos de amor na Romaria da Nossa Senhora d'Agonia apresentando-se oficialmente na cidade e nos cumprimentos ao Governador Civil, à "nossa" Câmara Municipal, ao Bispo da Diocese. Desta feita, vamos tentar duplicar os números habituais! Mordomas - também Festeiras- ( Trajes de Mordoma, Morgada, Luxar no seu colorido de vermelhos, azuis e verdes); no seu primeiro "vira" de debutantes; na sua primeira "função" das Mordomarias. Para que se conste!

12h30 - REVISTA DE GIGANTONES E CABEÇUDOS

Agora, na Praça da República os Grupos de Zés P'reiras e de Bombos, com o habitual barulho ensurdecedor prestam homenagem aos Gigantones e Cabeçudos.

14h30 - CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e no Largo de S. Domingos pela Banda Bingre Canelense.

16h30 - ORAÇÃO DE VÉSPERAS

No Santuário de Nossa Senhora d'Agonia.

17h00 - PROCISSÃO SOLENE DA SENHORA D'AGONIA

É organizada pela Confraria de Nossa Senhora d'Agonia e será presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. José Augusto Pedreira, o nosso Bispo. Desfilará por algumas das ruas da cidade e, como sempre,seduzirá pelo rigor das suas vestes e dos seus Quadros Bíblicos.

21h30 - VAMOS PARA O FESTIVAL

Zés P'reiras, Bandas de Música e Grupos Folclóricos, em sintonia com o muito povo que se incorpora neste desfile, fazem a festa, descendo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal.

22H00 - FESTIVAL NO JARDIM

Em dois palcos poderemos assistir ao encanto e beleza das danças e músicas de Grupos Folclóricos exclusivamente do nosso concelho.

Também poderemos deliciar-nos com a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo no coreto da Praça da República e da Banda Bingre Canelense no coreto do Jardim Marginal, enquanto aguardamos pela espectacular sessão de fogo de artifício, nesta noite o afamado "FOGO PRESO".


O traje de domingar da minha Afife...


Dia 23 – Sábado:


08h30 - ALVORADA

Nos mesmos locais da cidade em que decorreu a anterior e nos mesmos moldes.

GRANDE FEIRA

Continuará nos locais habituais.

10h00 - CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e do Largo de S. Domingos pela Banda da Sociedade Lanhelense.

12h00 - REVISTA DE “GIGANTONES E CABEÇUDOS”

De novo na Praça da Republica com toda a riqueza dos seus movimentos, do atroar dos bombos e com esfuziante alegria.

14h00 - CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e do Largo de S. Domingos pela Banda da Sociedade Lanhelense.

16h00 - “CORTEJO ETNOGRÁFICO - " A voz da Romaria" - comemorativo dos cem anos de "paradas" e "cortejos" de Nossa Senhora d'Agonia.

1908 - as paradas agrícolas, os cortejos etnográficos e do trabalho; das tradições, usos e costumes; das feiras e feirões; do "fantástico" e maravilhoso"; dos cortejos temáticos: Caminhos de Santiago, Alto Minho em Festa, 500 Anos do Brasil, Pedro Homem de Mello, O Traje e o Bordado, O ouro do Minho e o Ouro de Viana, A cerâmica de Viana através dos tempos, A Voz da Romaria (2008).

21h30- CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e do Largo de S. Domingos pela Banda da Sociedade Lanhelense.

22h00- A FESTA DO TRAJE

Tem lugar no Castelo Santiago da Barra.Numa nova encenação, procurará corresponder-se à grande expectativa que o traje à vianesa" sempre provoca a quem nos visita.

Um só palco, mas com três funções diferentes. Uma explicação pormenorizada: o vestir da "lavradeira", da "mordoma" e da "noiva". O trajo de "cotio", "domingar","peditório" , "ir à festa"; as "meias senhoras" e as "morgadas". O pormenor do "ourar", da cor. Nos seus Ofícios. Ao Vivo!

GRANDE ARRAIAL MINHOTO

As muitas e variadas diversões, as tocatas, os cantares ao desafio, as barracas de "comes e bebes", as tendinhas de café" e a alegria do muito povo que nestas noites procura esquecer as "canseiras" do dia a dia, são a garantia de que este popular número de agrado certo, se prolongará pela noite fora, como o mais típico e alegre ARRAIAL que terá lugar no Campo do Castelo e Praça General Barbosa.

Logo que termine a Festa do Traje, será queimado o fogo do ar que é, sem sombra de dúvida, um


Traje de trabalho e uma lindíssima jovem minhota...


Dia 24 – Domingo:

8:30 - ALVORADA

Queimam-se os últimos foguetes da Alvorada e inicia-se aquela que será a última grande Feira do corrente ano e que ocorrerá no mesmo recinto das anteriores.

10h00 - CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda dos Escuteiros de Barroselas e do Largo de S. Domingos pela Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima.

12H00 - REVISTA DE “GIGANTONES E CABEÇUDOS”

Será esta a última revista do ano, onde os Gigantones e Cabeçudos receberão as honras dos seus "vassalos" que são os diversos Grupos de Zambumbas e que terá lugar na Praça da República

14h30 - CONCERTOS MUSICAIS

Nos coretos da Praça da República pela Banda dos Escuteiros de Barroselas e do Largo de S. Domingos pela Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima.

15H30 - FESTIVAL DE CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO

O genuíno e castiço espectáculo, onde dezenas de tocadores de concertina e muitos cantadores e cantadeiras, proporcionarão aos amantes deste popular "desafio cantado", uma tarde inesquecível e que terá lugar no Jardim Público Marginal.

17H30- TOURADA

No redondel da Argaçosa.

A qualidade deste "cartel inédito" é a garantia de continuidade do bom-nome de que gozam as "TOURADAS D'AGONIA"

Cavaleiros: Joquim Bastinhas / Sónia Matias / Luís Roxinol / Joana Andrade / Marcos Bastinhas e Isabel Ramos

Forcados: Grupo de Amadores de Alcochete e Grupo de amadores do Aposentado da Chamusca

Toiros: Da Prestigiada ganadaria do Dr. Brito Pais

21H30- VAMOS PARA A SERENATA

São novamente os grupos de Gaiteiros, Zés P'reiras e Bombos, as Bandas de Música e os Grupos Folclóricos que, com o entusiástico acompanhamento dos "romeiros" - este bom povo que nos visita e se sabe integrar neste espectáculo ímpar.

Terá início no Largo da Estação dos Caminhos-de-Ferro, descerá a Av. dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal, onde terá lugar o último Festival.

22H00- FESTIVAL NO JARDIM

Concertos musicais, nos coretos da Praça da República pela Banda dos Escuteiros de Barroselas e no do Jardim Marginal pela Banda do Povo de Moreira do Lima, exibição de Grupos Folclóricos em estrados próprios e por fim a MARAVILHOSA SERENATA NO RIO LIMA


A procissão... que vai ao Mar... ou ao Rio...


e

Começa a Saudade....


... e que saudade...


Texto do Site oficial da Romaria

Fotos da Net

António Inglês

13 comentários:

big river disse...

Uma vez mais com muita pena e já alguma saudade não vou estar nas maravilhosas festa da Sr da Agonia,m talvez p´ro ano que vem ...
Quem lá for aproveite da melhor maneira.
Um abraço

António Inglês disse...

Pois é companheiro, foste cedo demais e por isso quando lá estiver vou lembrar-me de vocês.
Seja como for, não vou fazer mais do que tu fizeste na semana passada.
Nestas coisas vale mais guardar para o melhor bocado.
E eu estou com vantagem pois vou ter de3 lá ir esta semana, volto para baixo e regresso ao Minho bem perto das Festas para então sim passar lá as nossas férias no meio da Romaria se Deus quiser.
No entanto ainda podíamos "buer" calquer coisa antes de ir lá para cima, que te parece?
Um abração
Toininho

Isamar disse...

António, Querido Amigo

Esta é uma das romarias mais bonitas de Portugal. Creio mesmo que a mais bonita. Tenho lá ido muitas vezes. Tantas que lhes perdi a conta mas considero o Minho uma das regiões mais bonitas de Portugal. Nesta altura, Viana está cheia. São os naturais da terra que nela vivem todo o ano, são os naturais da terra que a ela regressam em Agosto, são os turistas nacionais e estrangeiros.
Este ano também lá não vou, como aconteceu no ano passado, mas há dois anos estive aí com a família. Éramos muitos e não houve um que não tivesse ficado encantado. É assim o Minho.
Quanto às férias, costumo dizer que saio delas mais cansada do que quando as iniciei mas é um cansaço diferente. São os muitos amigos que por aqui passam , que não dispensam estes ares, estes sons, estes aromas e, já agora, este são convívio que fazem do Canto do Melro um lugar de festa.
Quanto a feiras, houve a semana passada a Feira da Serra de S.Brás de Alportel mas mais antiga é a feira de artesanato de Lagoa, a Fatacil( feira de artesanato, turismo,agricultura, comércio, indústria de Lagoa).
Agradeço a tua visita lá no A Ver o Mar e aparece quando te apetecer. Não te violentes com a internet e sobretudo nunca retires tempo à família e aos amigos. Depois,há o trabalho e tanto, tanto que fazer que o tempo não dá para para o necessário descanso. Esse é imprescindível.

Beijinhos

Bem hajas!

aramis disse...

Excelente artigo meu querido amigo! Para mim, é uma das festas mais bonitas e bem organizadas do Pais.

Estou a adivinhar a vontadinha com que voçês já estão para arrancar...
Muitos beijinhos,

amigona avó e a neta princesa disse...

Meu querido amigo como gostava de estar por aí! Deixo-te um abraço de saudades enquanto o pc me deixa estar por aqui...beijos e tudo de bom...

Elvira Carvalho disse...

Um programa completo que infelizmente não posso ler, mas que imagino pelo filme.
Como sabe não posso estar aqui o tempo que desejaria.
Entretanto informo que está tudo a correr bem. Mas sempre foram 6 cortes e mais um mini corte.
Um abraço e bom fim de semana

São disse...

Que tudo corra bem nesta romaria, que nunca vi convenientemente!
Feliz domingo, Tonico.

Filoxera disse...

Como está, António?
Espero que bem. Boas férias, se for caso disso.
Beijinhos.

Anónimo disse...

António cheguei há bocado de lá!
A nossa terra continua fantástica!
Ontem assisti ao cortejo da Meadela, andei pelo jardim de Viana a espreitar as representações dos grupos desportivos e culturais. Claro que não faltei no Manelzinho Natário; Ainda por lá dei dois dedos de conversa com o chefe da loja. Fui a Santa Luzia um dia à noite, comer um chocolate da Vianense, acompanhado duma bebida fresquinha....Bom.... fiz o que pude!
Visitei dois lugares que desconhecia, e que postarei em breve!
Um abraço

Belisa disse...

Olá

Por entre montes e vales e romarias... aqui vim novamente para o visitar e lhe desejar muitas felicidades!

Até breve e

Muitos beijos estrelados

Branca disse...

Olá António,

Vim cá parar, um pouco perdida que ando por entre montes e vales desta blogosfera, mas nunca esquecida de ti e logo vim encontrar o nosso adorado Minho.
tenho que voltar não a eta hora, para ver em pormenor estas maravilhosas imagens, sobretudo o que se relaciona com os pescadores que muito me comovem, recordações belas que me deixaram das primeiras férias que passei entre Vila Praia de Âncora e Moledo e a procissão de barcos da Nossa Senhora da Bonança.
Mas, agora é de Viana e de Nª Srª da Agonia que se trata.
Volto meu amigo, porque tenho que ler isto muito bem.
Até breve.
Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Vim ler uma parte do post, e deixar aquele abraço.

Anónimo disse...

:)
foi com mt agrado k vi na 1º foto o meu retrato!
orgulho-me no traje, orgulho-me ser de viana:D


OBRIGADA:)
um bjnho*.*
aki tem:
http://www.hi5.com/friend/photos/displayMyPhoto.do?photoId=689394974&albumId=47978978&ownerId=71906032#689394974_71906032_47978978_0

comprimentos:
Vanessa Araujo